A representação da mulher na cultura pop

08:07 0 Comments A+ a-

Resultado de imagemÉ algo impressionante o modo como as mulheres são retratadas em filmes, séries e jogos atualmente. Vemos personagens masculinos completamente preparados para batalhas em jogos de RPG, com armaduras e um corpo musculoso como o de quem treinou muito para uma batalha, porém, personagens femininos possuem armaduras extremamente leves e aparentemente ineficazes, que não cobrem nenhum ponto vital e se assemelham a biquínis.                                                                      
Resultado de imagemUma série de pesquisas com jogadores que utilizam personagens femininos revelou que a maioria deles é homem, isso se explica, segundo um dos jogadores que participou das pesquisas, pelo fato de personagens femininos serem mulheres desenhadas por homens para homens.





Resultado de imagem para anime femininoEssa hipersexualização do corpo feminino não é exclusivo de jogos, em quadrinhos, podemos ver (além do mesmo caso de vestimentas sexualizadas demais e inúteis para combate) que o ângulo em que mulheres são desenhadas dão um certo destaque nas áreas dos seios e do quadril.


É raro você ver em algum filme, mulheres conversando entre si, sem falar sobre homens. Essa situação, de falta de representatividade de mulheres como pessoas independentes, influencia pessoas, como diz aquele ditado, “A vida imita a arte”, porém, a arte não seria assim se não houvesse esse pensamento antes dela. É como um ciclo.


Isso tudo somente mostra como devemos começar um processo de desconstrução urgentemente, só assim conseguiremos mudar a maneira que a mulher é representada na cultura popular, e assim, consequentemente impediremos o retorno do ideal de mulher submissa, dependente e hipersexualizada dentro dos padrões de beleza impostos pela sociedade.